Momento de oração diferente reunirá jovens na Catedral

Meditação será sábado, dia 24/10, às 19h


Momento de oração diferente reunirá jovens na Catedral

Momento de oração Taizé | Foto: VaticanNews

A noite do sábado, dia 24 de outubro, promete ser muito especial. A paróquia São João Batista, através de todos os grupos que atuam com jovens e a catequese de  Crisma, está preparando um momento de oração muito especial para todos os jovens da comunidade. “A atividade é aberta aos jovens de todas as idades”, brinca o vigário paroquial da Catedral São João Batista e organizador do momento, padre João Vitor Freitas dos Santos. Um espaço muito especial também será reservado aos jovens que estão fazendo a preparação para receberam o sacramento do Crisma.


A meditação inicia às 19h, na Catedral, e será inspirada nas orações da Comunidade de Taizé. De cunho meditativo, as orações tem como base música contemplativa que reflete a natureza da meditação como forma de oração. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração. “Não faremos exatamente como na Comunidade Taizé, mas será um momento de oração inspirado nesta que é uma das tantas formas de rezar”, explica o padre João Vitor.


O momento de oração também será transmitido pela página do Facebook da paróquia, devido aos limites de ocupação da Catedral e devido ao distanciamento social.


Assista ao vídeo o conheça a meditação



Conheça mais sobre a Comunidade Taizé


A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.


Irmão Roger | Foto: Wikipédia


Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A comunidade, apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.


No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um "movimento" ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a "peregrinação de confiança na terra".


Conheça o site da comunidade em português

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também