O PERDÃO É O CRITÉRIO


O PERDÃO É O CRITÉRIO

A Liturgia deste Domingo (24° do Tempo Comum, Ano A) é uma verdadeira catequese sobre o perdão, que é a graça mais importante e fundamental do cristianismo. Jesus se encarnou no seio da Virgem para nos salvar pelo perdão dos nossos pecados, morreu na cruz para redimi-los e ressuscitou para nossa justificação. Ao enviar os apóstolos em missão depois da ressurreição ordenou que batizassem (o batismo é o sacramento de perdão dos pecados por excelência) e perdoassem os pecados. Todo o ministério de Jesus é expressão do perdão do Pai. Ele veio para a reconciliação, veio para nós os pecadores.

 

Como afirma a segunda leitura (Rm 14, 7-9) nós “pertencemos ao Senhor”, por isso, nossa missão é continuar neste mundo a obra do perdão de Nosso Senhor. Podemos dizer então que o critério para nossa salvação é o perdão, ou seja, quando aceitamos o perdão de Deus, que Ele opera pelos sacramentos, e também perdoamos, a semelhança de Deus, nossos irmãos e irmãs. Sobre isso é o relato do Evangelho (Mt 18, 21-35) que traz a história do empregado que foi perdoado pelo patrão, mas não perdoou o seu companheiro a semelhança da graça que recebera, por isso, o patrão indignou-se e “retirou” o perdão: “Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?”

 

Aqui está a grande pergunta que o Senhor fará a cada um de nós no dia do nosso juízo: Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?” pois “É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Também nos recordamos deste critério e compromisso em cada oração do Pai Nosso: “perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, ou seja, com a mesma medida que julgo, serei julgado (Cf. Mt 7, 4). Por isso, ser cristão é perdoar, é começar um processo de cura do rancor e da raiva, colocando em prática o conselho de Eclo 28, 1-8: “Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura?

 

Você gostaria de aprofundar esta realidade do perdão? Quer aprender a perdoar? Nossa diocese promove diversos encontros chamados “Escola do Perdão e da Reconciliação” (ESPERE). Fique atento (a)!

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos

 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também