40 anos de São João Paulo II no Rio Grande do Sul e a conexão do papa com a Diocese


40 anos de São João Paulo II no Rio Grande do Sul e a conexão do papa com a Diocese

Relicário entregue a Dom Paulo De Conto (Foto: Diocese de Montenegro)

No início desse mês de julho, completou-se 40 anos da visita do Papa João Paulo II ao Rio Grande do Sul. Primeiro pontífice a pisar em solo brasileiro e único a visitar o Rio Grande do Sul, João Paulo II foi recebido no Aeroporto Salgado Filho no dia 4 de julho de 1980 por autoridades políticas e da Igreja, que o acompanharam até a Praça da Matriz, onde falou para cerca de 50 mil pessoas. Depois de agenda de encontros privados e uma passagem pelo Gigantinho lotado, o Papa celebra a histórica missa campal para 300 mil pessoas no cruzamento das avenidas Azenha e José de Alencar, em Porto Alegre, local que até hoje é conhecida como “Rótula do Papa”. Para celebrar os 40 anos dessa visita, a Arquidiocese está lançando um minidocumentário (assista abaixo). Mas você sabia que a Diocese de Montenegro tem um conexão bem particular com João Paulo II?


Desde que foi eleva a Catedral, a antiga Igreja Matriz, dentro do processo de revitalização, recebeu um espaço denominado Capela da Ressurreição. É um espaço que fica à direita de quem entra no templo pelas portas principais e onde, normalmente os padres da paróquia realizam a Pastoral da Escuta e recebem Confissões. Ao fundo, está a imagem do Cristo Crucificado que por anos adornou o altar da Igreja da Paróquia São João Batista. Esse também é o local da Cripta da Catedral, onde devem ser sepultados os bispos que tem ligação com a Diocese. E nesse mesmo local, aos pés do Cristo, está uma relíquia de São João Paulo II.


Capela da Ressurreição (Fotos: Diocese de Montenegro)


Trata-se de uma gota de sangue do então pontífice, que Dom Paulo De Conto, bispo emérito da Diocese de Montenegro recebeu de presente em 2011, do Cardeal Stanislaus Dziwisz, arcebispo de Cracóvia na Polônia. Essa gota de sangue foi coletada por ocasião de exames laboratoriais do Papa. Monsenhor Stanislaus, na época secretário pessoal do Papa João Paulo, dispôs algumas gotas do sangue em relicários. Segundo Dom Paulo, esta relíquia foi a primeira a vir para o Brasil. O relicário foi entronizado na Catedral de Montenegro em dezembro de 2016 e pode ser visto pelos féis na Capela da Ressurreição.



Expositor com Relicário fica aos pés da imagem do Cristo Crucificado 


São João Paulo II


São João Paulo II nasceu no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.

Em outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol escolheu como lema episcopal a conhecida expressão “Totus tuus”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de setembro do mesmo ano. No dia 13 de janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa.

No dia 22 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.

Saiba mais sobre a visita de João Paulo II ao Rio Grande do Sul em site especial da Arquidiocese de Porto Alegre

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também