Paróquia inicia consulta para Sínodo 2021 – 2023


Paróquia inicia consulta para Sínodo 2021 – 2023

Todos nós já devemos ter ouvido algo sobre o Sínodo 2021 – 2023 Por uma Igreja Sinodal. Agora, chegamos a etapa paroquial desse processo. Mas como se dá esse processo? Resumidamente, sínodo significa consulta, escuta. Sendo assim, toda Igreja é convidada a reanimar esse espírito de escuta que sempre esteve na sua concepção. “Sínodo não é nenhuma invenção. É algo que sempre houve na história da Igreja, mas que agora o papa Francisco que fortalecer”, explica o bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo, durante assembleia pastoral diocesana.



O que Dom Carlos destaca é que o espírito de escuta e participação de toda a comunidade, religiosos, padres, leigos, é algo que deve sempre estar presente na vida da Igreja. Aqui na Paróquia Catedral São João Batista nós vivemos isso recentemente, quando da construção do Plano Pastoral Paroquial. Para fazer o Plano, foi aplicado um questionário que visava ouvir a comunidade. Depois, os dados foram compilados e apresentados na assembleia paroquial pastoral. Todo esse processo deu origem a um documento prévio que chegou à versão final, também aprovada em assembleia.


Para construir Plano Pastoral Paroquial, comunidade já viveu um processo sinodal


Assim, agora, chegamos ao Sínodo 2021 – 2023 propriamente dito. Esse processo envolve uma consulta paroquial. Dessa consulta sairá um documento enviado à Diocese. A Diocese recebe esse mesmo documento de outras paróquias, movimentos, pastorais e de consulta a outras pessoas que não necessariamente vivem a vida da Igreja. Novamente, esse material é enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. De lá, saí outro compilado que é enviado ao Vaticano. “O mais interessante de tudo isso, e que o Papa Francisco tem destacado, é o processo e não tanto o resultado. Fazendo essas consultas em todos os níveis da Igreja, vamos exercitando a escuta e vão surgindo sugestões que podem ir sendo implementadas”, diz Dom Carlos.


Como será o processo na Paróquia


Aqui na Paróquia, seguiremos as diretrizes da Diocese e aplicaremos um questionário que visa conhecer mais o que as pessoas pensam, conhecem e esperam acerca da Igreja.


Todos são convidados a responder as questões, que estão disponíveis em formulário online que pode ser acessado aqui.


Quem preferir, também pode preencher o questionário manualmente, basta buscar junto a Secretaria Paroquial ou através de uma das lideranças.


Essas são algumas das questões que são propostas na consulta do Sínodo


Líderes das capelas, movimentos e pastorais estão sendo orientados a aplicarem o questionário junto aos seus grupos. Assim, essa pode ser uma forma de cada uma dessas instâncias da Paróquia São João Batista se conhecer ainda melhor.


O questionário não é destinado somente a católicos ou pessoas que participem da vida da Igreja. Ou seja, quem não é católico ou só foi batizado e nunca mais participou da Igreja também pode responder. Assim, também, como pessoas que professam outra fé, são de outra religião. Afinal, a visão de todos sobre a Igreja contribui para o crescimento da própria Igreja.


Importante destacar que essa temática do Sínodo também estará presente na novena do padroeiro, que inicia daqui alguns dias, no mês do de junho.


Veja quais são as questões presentes no formulário

1. Qual a sua idade? 

2. Em qual cidade você reside? 

3. Você é católico? 

4. Quais sacramentos já recebestes? 

5. Participa de algum grupo em sua paróquia (pastoral, movimento etc...)? 

6. Em caso afirmativo, qual? 

7. Das atividades que acontecem na Igreja Católica de sua comunidade (missas, festas, retiros, encontros...), qual o nível de sua participação? (Ajudo na organização/ Colabora com opiniões/ Participo, mas não tenho nenhum envolvimento/ Não participo) 

8. Quais são aspectos fortes e positivos da Igreja Católica? 

9. O que precisa ser revisto e melhorado na vida da Igreja? 

10. Você tem alguma sugestão para que a Igreja possa estar mais próxima da realidade das pessoas?


Saiba mais sobe o Sínodo


A CNBB também preparou uma página especial que traz informações mais detalhes sobre todo o processo do Sínodo. Nessa página também é possível encontrar o Vademecum, uma espécie de cartilha que explica cada etapa do Sínodo e esclarece as principais dúvidas.



Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também